segunda-feira, 9 de junho de 2014

Viveiro de nativas ultrapassa os 1000 visitantes

O viveiro criado em 2009 pela SPEA, no âmbito do LIFE+ Laurissilva Sustentável, para a produção exclusiva de plantas nativas dos Açores já ultrapassou os 1000 visitantes em cerca de 4 anos. Sendo este um local que não tem como principal objectivo a visitação, este numero alcançado é mais um indicador do aumento do interesse por estas plantas nativas. 

O viveiro continua agora a desenvolver as suas funções inserido no projecto LIFE+ Terras do Priolo, iniciado o ano passado. Para além da produção de plantas a dinamização de visitas e ações de voluntariado tem vindo a assumir mais relevância, contribuindo assim também para a sensibilização das pessoas e para a própria visitação das Terras do Priolo (neste caso da Vila da Povoação onde se encontra localizado.


Inicialmente as visitas ao viveiro eram relativamente rápidas (cerca de 45 minutos) para a explicação e funcionamento das várias tarefas realizadas. Isto levou a que em vários casos, as pessoas que visitavam voltavam, e queriam efetuar algum tipo de voluntariado.  As atividades começaram também a ser desenvolvidas dirigidas para as escolas e o número de visitantes foi gradualmente subindo. 


Nos anos mais recentes tem vindo a decorrer uma excelente colaboração com o Centro Pedagógico da Povoação, sendo realizadas atividades de visitação e voluntariado regulares no viveiro, uma ajuda muito importante em muitas das tarefas desenvolvidas.

A SPEA agradece a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram para o aumento e sucesso de visitação/Voluntariado nos viveiros e convida os interessados a marcar uma visita.

Sem comentários:

Enviar um comentário