segunda-feira, 9 de junho de 2014

Estudo de acessibilidade para as Terras do Priolo

Na semana de 2 a 6 de Junho, as Terras do Priolo receberam a visita de António Queiroz, consultor de acessibilidade, que analisou vários dos locais turísticos do território para poderem ser visitados por pessoas com necessidades especificas.


 Este estudo, realizado com a colaboração da CRESAÇOR, será concluído ainda este ano, inserindo-se nas ações de promoção de visitação das áreas naturais dos concelhos do Nordeste e Povoação desenvolvidas pelo LIFE+ Terras do Priolo, coordenado pela SPEA em parceria com o Governo dos Açores. Insere-se ainda no desenvolvimento da estratégia de promoção do Turismo Sustentável implementada no âmbito da Carta Europeia de Turismo Sustentável para as Terras do Priolo.


O trabalho está a ser desenvolvido para avaliar as condições existentes (e os trabalhos necessários) para permitir um maior usufruto por parte de pessoas com menor mobilidade, quer sejam turistas ou a própria população local. Pretende-se desta forma possibilitar um turismo mais acessível a nível da oferta em termos de natureza, património, cultura, entre outras, contribuindo desta forma para uma maior inclusão da população com estas necessidades mas também para uma oferta turística mais diversificada num segmento crescente da procura turística.


Como resultado desta visita, que abrangeu todas as freguesias e áreas protegidas, identificaram-se já alguns locais adaptados bem como muitos outros que, com algumas melhorias, poderão tornar-se universalmente acessíveis, não apenas para os turistas, mas sobretudo para os locais que são os principais beneficiários deste tipo de iniciativas passando a poder usufruir de mais espaços na sua área de residência. 

Sem comentários:

Enviar um comentário