segunda-feira, 14 de abril de 2014

Primeiros resultados do Censo de Milhafres

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) informa que houve uma grande adesão por parte dos cidadãos do arquipélago dos Açores na IX Edição do Censo de Milhafres, uma iniciativa integrada na Citizen Science e coordenada anualmente pela SPEA, desde 2006.

Segundo dados publicados pela IUCN em 2010, a espécie Buteo buteo possuí um estatuto de conservação pouco preocupante, contudo não existem números concretos para as populações desta espécia nos arquipélagos dos Açores e Madeira.


O Censo de Milhafres visa estimar o número de aves desta espécie, conhecida por milhafre nos Açores e por manta na Madeira. Os censos são realizados exclusivamente por voluntários e tratados por biólogos, que assim conseguem de uma forma participada analisar o estado de conservação da espécie e avaliar medidas de conservação que possam ser necessárias.

Este ano, nos dias 5 e 6 de abril, a participação dos cidadãos superou as expetativas, tendo sido possível obter mais dados sobre esta espécie de rapina diurna, tão importante para o ecossistema. Contudo as más condições climatéricas que se fizeram sentir em algumas ilhas, fizeram que muitas rotas tenham sido feitas sem visibilidade, dando resultados muito baixos de indivíduos de Milhafres. Por esse motivo, a organização decidiu alargar o período do censo até à tarde do dia 13 de abril.


Passado apenas um dia, após o encerramento do período do censo, já se confirmou a participação de mais de 110 cidadãos, que fizeram mais de 80 rotas em 7 ilhas do arquipélago: São Miguel, Santa Maria, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial. Destas ilhas, destaca-se a ilha de São Miguel e a ilha Terceira, com 30 e 22 rotas, respetivamente.

De realçar que estes são os resultados obtidos apenas das fichas que já nos foram enviadas, faltando ainda os dados de alguns voluntários.

Pedimos a todos os voluntários que nos enviem as suas fichas de registo do censo o mais rápido possivel, pois só assim a SPEA poderá divulgar os resultados do IX Censo de Milhafres nos Açores.

A SPEA aproveita desde já esta oportunidade para agradecer a participação de todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário