segunda-feira, 31 de março de 2014

Dia da árvore comemorado no Corvo e em São Miguel

A SPEA comemorou o Dia Mundial da Árvore, que teve lugar no passado dia 21 de março, organizando diferentes atividades na Ilha do Corvo e na Ilha de São Miguel.

No Corvo, a SPEA juntou-se ao Parque  Natural e plantou cerca de 250 plantas nativas, nomeadamente urzes Erica azorica e cedros-do-mato Juniperus brevifolia. As plantações ocorreram na Reserva Biológica do Corvo, em colaboração com o Clube do Ambiente da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira e no espaço exterior da Creche "Planeta Azul" onde os meninos e meninas tiveram a oportunidade de plantar uma nativa cada um. 


De ressalvar ainda que na plantação na Reserva Biológica do Corvo participaram também os dois primeiros turistas a visitar a Reserva. Fica uma palavra de apreço para a "Mi" e o "Uki" pela sua ajuda e simpatia que trouxeram da ilha japonesa de Kakeroma. 

Posteriormente realizar-se-á também uma plantação pela Vila do Corvo aberta à participação de toda a comunidade, que foi adiada, uma vez que as condições climatéricas não se apresentavam favoráveis. 

Na Povoação este dia foi comemorado com diversas atividades nas escolas da Povoação e Nordeste. As comemorações começaram no início da semana, no dia 19 de março, com os mais pequenos da Escola Básica da Povoação a visitarem a exposição “Uma Floresta, um Futuro”. Participaram desta atividade cerca de 100 alunos, que com esta exposição puderam viajar pelo mundo do priolo, muitos deles tendo desta forma o seu primeiro contacto com as plantas da Floresta Laurissilva.


Ainda no mesmo dia e seguindo um trabalho que já vem sendo habitual, alguns alunos do Centro Pedagógico da Escola Básica e Secundária da Povoação dirigiram-se aos Viveiros de produção de plantas nativas do Projeto Terras do Priolo onde colaboraram com os trabalhos a decorrer no viveiro no momento.

A semana terminou com algumas saídas de campo com turmas da Escola Básica e Secundária do Nordeste no âmbito da atividade “Descoberta da Laurissilva”. Desta forma, os alunos de duas turmas de 5º ano puderam conhecer as plantas que se encontram no Miradouro do Pelado (Fazenda) e mais tarde aquelas que se podem observar no Jardim de Endémicas anexo ao Parque Florestal da Cancela do Cinzeiro.


A SPEA agradece a participação de todos os envolvidos! Esperamos continuar a contar convosco para a preservação da Floresta natural dos Açores: a Laurissilva.

Sem comentários:

Enviar um comentário