sexta-feira, 28 de março de 2014

Curso de Fauna e Flora da ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme

A Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves (SPEA) organizou no passado fim de semana, 22 e 23 de março, um curso de Fauna e Flora da ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme. Este teve como objetivo aumentar o conhecimento sobre a fauna e flora que se podem encontrar nesta zona protegida e consistiu numa parte teórica e outra mais prática que permitiu levar os participantes ao terreno e consolidar os conhecimentos adquiridos.

Foram no total 15, os que participaram nesta formação entre professores, profissionais da área do turismo e outros, que se dirigiram às instalações do Centro Ambiental do Priolo no sábado passado (22 de março) para uma manhã em que o tema escolhido foi a fauna dos Açores, com especial destaque para as aves dos Açores. Segundo o técnico da SPEA e formador, Rúben Coelho, São Miguel é uma ilha que para além de várias espécies de aves residentes possui um grande potencial para a observação de aves acidentais que encontram nos Açores um refúgio durante as suas rotas migratórias. Foram vários os conceitos tratados desde espécies endémicas, nativas, residentes, exóticas entre outras.


Após um almoço agradável, as atenções viraram-se para as plantas, e o técnico do da SPEA – Carlos Silva – fez uma breve introdução sobre a estrutura da vegetação e floresta natural que se encontram nos Açores fazendo muitas vezes um paralelismo com outras regiões da Macaronésia. A floresta Laurissilva e as Turfeiras foram dois dos habitats prioritários mais referidos. 

No segundo dia, o dia começou na Vila do Nordeste e embora as condições climatéricas não fossem muito convidativas o curso continuou com um trilho pedestre até à Fazenda (Nordeste) onde se puderam observar muitas plantas endémicas, plantas exóticas e aves residentes como pintassilgos, canários, tentilhões, piscos-de-peito-ruivo, estorninhos entre outros. A saída de campo seguiu para a Serra da Tronqueira embora com muita chuva. Após uma pausa para almoço os participantes visitaram os Viveiros do projeto LIFE+ Terras do Priolo, localizados na Povoação. Aqui e com uma explicação breve do técnico da SPEA Filipe Figueiredo, responsável pela manutenção desta infraestrutura, todos puderam perceber a importância deste viveiro para as ações de intervenção realizadas durante os projetos dirigidos à conservação do Priolo desde 2003. 

Esta formação terminou em grande com a observação de vários priolos no interior da da ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme, que presentearam todos com a sua presença concluindo da melhor forma este curso.

Agradecemos a todas a sua participação e fica o convite para novas atividades já no mês de abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário